fototerapiasiteA Terapia Assistida por Animais (TAA), é uma prática realizada com o objetivo de melhorar o desenvolvimento físico e mental dos seus pacientes, não substituindo os tratamentos e terapias convencionais mas promovendo uma melhor recuperação.

A TAA tem auxiliado o tratamento de deficiências e problemas de desenvolvimento como a paralisia cerebral, comprometimentos mentais como a Síndrome de Down, ou sociais, como os distúrbios de comportamento, autismo, esquizofrenia e psicoses. Também mostrou-se eficaz no tratamento de distúrbios de atenção, de aprendizagem, de percepção, de comunicação e hiperatividade.

Durante a terapia há produção e liberação do hormônio endorfina no corpo do paciente, o que resulta na sensação de bem-estar e relaxamento, assim como diminuição na pressão arterial e no nível do hormônio cortisol. Os benefícios nos pacientes podem ser físicos e mentais, pela inibição da dor e estímulo à memória, assim como sociais, pela oportunidade de comunicação, sensação de segurança, socialização, motivação, aprendizagem e confiança, além de diminuir a solidão e a ansiedade.

Os cães são os animais mais utilizados para a prática de terapia assistida com animais devido a sua sociabilidade, fácil adestramento e maior aceitação por parte das pessoas, porém diferentes espécies de animais podem ser utilizadas, como cavalos, gatos e tartarugas.

A utilização de animais na terapia exige algumas precauções, como a prevenção da disseminação de doenças, principalmente as zoonoses, feita pelo controle periódico da saúde dos animais. Também é importante que o animal utilizado seja bem socializado, treinado e equilibrado.

A ABC Dog possui uma equipe de terapeutas de quatro patas apta a colaborar para a recuperação de seus pacientes. Nossos adestradores selecionam rigorosamente cães que possuam as características adequadas para realizar esse belo trabalho e lapidam seu comportamento através de um treinamento de alto nível.